sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O Vale da decepção.





Deixar os problemas pra traz, se mudar para uma nova cidade. Bem nós da sabemos que na ficção isso nunca dá certo. Uncanny Valley é um jogo de terror ( um Survival Horror) lançado em 2015 para PC e para Playstation 4. No jogo, o protagonista Tom deixou sua cidade natal para escapar de problemas com gangsters locais. Agora ele trabalha como segurança em um predio que parece abandonado. O jogo consiste em cumprir as funções de Tom e fazer rondas pelo predio que parece abandonado. Nos primeiros dias Tom tem a companhia de seu colega de trabalho Buck ( o guarda de segurança mais fora de forma da história) e de uma misteriosa mulher que aparece na sala de jogos do predio. A partir daqui as ações(ou a falta delas) do jogador influenciam o desenrolar do jogo.
O jogo segue uma estética 8 bits que funciona muito bem para mostrar o avatar, os personagens secundario e formar o ambiente opressivo do predio. Os efeitos sonoros e musica são muito bons ajudam ainda mais na construção do efeito de tensão e de terror em certas partes. Durante uma parte especifica do jogo há um dialogo sobre o nascimento de uma pessoa(ou de uma coisa) em que a atuação dos atores é estupenda.





Mesmo com todas essas coisas boas a seu favor, Uncanny Valley acaba sendo uma enorme decepção. O videogame é uma experiência curta (mais ou menos 2 horas)  mas, a partir do momento em que se começa a encontrar inimigos a maior falha surge: O controle do personagem é horrível. É estranho perceber isso com quase uma hora de jogo mas, os controles funcionam bem enquanto se esta apenas explorando o prédio ou em sequencias que apesar de tensas , não levam a um game over. Porém quando é necessário correr pela vida ou lutar por ela os controles simplemente não são suficientes para fazer frente aos inimigos. E se Tom for ferido ou morto o jogo retorna a um ponto em que o final que se chegará é sempre o mesmo(e bem ruim para o protagonista). Outro problema serio é que é impossivel pular primeira parte do jogo. Isso faz com que seja necessário jogar novamente os mesmo cenários pré-programado em que nada vai mudar. Isso faz com que sequencia que eram genuinamente assustadoras fiquem maçantes pela repetição desnecessária.
Em conclusão: É um jogo com grande potencial mas, quebrado. Faltou mais tempo de desenvolvimento, e essas falhas cruciais poderiam ser corrigidas com atualizações mas, há 3 anos o jogo não recebe nenhuma. É uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário