terça-feira, 18 de junho de 2013

Macacos me mordam!

Este texto foi originalmente escrito por mim para o http://www.fenixdown.com.br/.

Nostalgia
, essa é a palavra mágica para definir este grande jogo de plataforma. Se você está entre os felizardos que jogaram o primeiro Donkey Kong Country, esse jogo foi feito pensando em você. Grande parte dos elementos que fizeram o primeiro DKC um clássico estão de volta neste novo episódio da série, como companheiros animais, musicas memoráveis, carrinhos de mina, barris explosivos e Rambi!
Os controles do jogo são muito bons e logo no fim da primeira fase, que funciona como um tutorial, eu já estava acostumado aos novos movimentos de Donkey Diddy. Um porquinho aparece de trás de alguns elementos do cenário para lhe ensinar vários comandos e faz isso sem pausar o jogo nem torna-lo maçante. Ao jogar com dois jogadores, os macacos já citados ganham alguns movimentos extras e a capacidade de voltar ao jogo depois de mortos, o que derruba a dificuldade em certas partes, mas não te salva de morrer, porque errou o pulo num carrinho de mina ou estourou errado um daqueles barris, já era, não tem volta.
Ainda é possível alternar entre dois modos de controle, segurando o Wii Mote de lado (o mais indicado para quem não é acostumado com o controle de Wii) ou usando a combinação Wii Mote + Nunchuk, que na minha opinião funciona melhor por permitir movimentos mais precisos. Os controles de movimento são usados para esmurrar o chão no caso de Donkey e para a arma de amendoins de Diddy. Ao sacudir o Wii Mote também é possível dar a clássica estrelinha de macaco. Ao termino de cada fase e ao derrotar um chefão de mundo você também pode sacudir os controles loucamente para ganhar itens extras e no caso do chefão esmurrar o inimigo já derrotado (o que é muito gratificante).
Um dos grandes trunfos desse jogo é a volta de musicas que estavam batendo na minha cabeça desde o SNES. Não senti falta alguma da musica de quando você falha em um bônus ou daquela do Game Over que só escutei uma vez, que já foi o suficiente.
Apesar de ter dito que só tomei um Game Over, também tenho que dizer que é um jogo bem difícil de ser completado. Como todos os seus precursores, o jogo exige um grande esforço para ser terminado em 100% (e 100% não é tudo) e me fez suar em varias fases ao procurar por segredos e bônus muito bem escondidos. E por falar em fases, estas estão muito bem planejadas e com uma ótima alternância entre fases de exploração e momentos corra por sua vida! A única coisa estranha é o fato de não haver fases de água, não sinto falta, mas a musica delas era ótima.
A animação é belíssima e assume uma estética de desenho animado que funciona muito bem e dá ao jogo uma cara própria, diferenciando-o do estilo realista dos outros DKC. As fases em que se vê apenas as silhuetas dos personagens são de cair o queixo.
Bem, mas nem tudo são flores na macacolândia, o jogo, ao trazer um Returns no título, se propõe a entregar um DKC clássico (o que entrega, e como entrega), porem isso não é desculpa para não tentar inovar. O jogo se atem a velhas formulas que trazem uma boa experiência de plataforma e é bem sucedido nisso, mas penso que em um jogo tão grande (mais de 60 fases) eles poderiam ter tentado alguma coisa nova. O quê? Sei lá.
veredicto: é uma belezinha de jogo feito para quem curte um bom jogo de plataforma com varias jogabilidades, todas muito bem acertadas, visual bonitão e musicas fantásticas. Existem ainda outro modos de jogo como um time attack e um mirror mode, que propõe o desafio que separa os homens dos meninos. Os meus macacos preferidos e de grande parte dos gamers voltaram!
- Contras:
Falta de fases de água
Falta ousadia
- Prós:Ótimo multiplayer
Bem difícil
Beleza de visual (com destaque para as fases de silhueta)
Controle preciso
Musicas excelentes
Ótimo tempo de jogo (mais de 60 fases, o tempo de cada uma vai da habilidades do jogador, eu consegui prata em todas)
Falta de fases de água

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