Este texto foi originalmente escrito por mim para o http://www.fenixdown.com.br/.
Nostalgia, essa é a palavra mágica para definir este grande jogo de plataforma. Se você está entre os felizardos que jogaram o primeiro
Donkey Kong Country, esse jogo foi feito pensando em você. Grande parte dos elementos que fizeram o primeiro
DKC um clássico estão de volta neste novo episódio da série, como companheiros animais, musicas memoráveis, carrinhos de mina, barris explosivos e
Rambi!

Os
controles do jogo são muito bons e logo no fim da primeira fase, que funciona como um tutorial, eu já estava acostumado aos novos movimentos de
Donkey e
Diddy. Um porquinho aparece de trás de alguns elementos do cenário para lhe ensinar vários comandos e faz isso sem pausar o jogo nem torna-lo maçante. Ao jogar com dois jogadores, os macacos já citados ganham alguns movimentos extras e a capacidade de voltar ao jogo depois de mortos, o que
derruba a dificuldade em certas partes, mas não te salva de morrer, porque errou o pulo num carrinho de mina ou estourou errado um daqueles barris, já era, não tem volta.
Ainda é possível alternar entre dois modos de controle, segurando o Wii Mote de lado (o mais indicado para quem não é acostumado com o controle de Wii) ou usando a combinação Wii Mote + Nunchuk, que na minha opinião funciona melhor por permitir movimentos mais precisos. Os controles de movimento são usados para esmurrar o chão no caso de Donkey e para a arma de amendoins de Diddy. Ao sacudir o Wii Mote também é possível dar a clássica estrelinha de macaco. Ao termino de cada fase e ao derrotar um chefão de mundo você também pode sacudir os controles loucamente para ganhar itens extras e no caso do chefão esmurrar o inimigo já derrotado (o que é muito gratificante).

Um dos
grandes trunfos desse jogo é a volta de musicas que estavam batendo na minha cabeça desde o
SNES. Não senti falta alguma da musica de quando você falha em um bônus ou daquela do
Game Over que só escutei uma vez, que já foi o suficiente.
Apesar de ter dito que só tomei um Game Over, também tenho que dizer que é um jogo bem difícil de ser completado. Como todos os seus precursores, o jogo exige um grande esforço para ser terminado em 100% (e 100% não é tudo) e me fez suar em varias fases ao procurar por segredos e bônus muito bem escondidos. E por falar em fases, estas estão muito bem planejadas e com uma ótima alternância entre fases de exploração e momentos corra por sua vida! A única coisa estranha é o fato de não haver fases de água, não sinto falta, mas a musica delas era ótima.
A animação é belíssima e assume uma estética de desenho animado que funciona muito bem e dá ao jogo uma cara própria, diferenciando-o do estilo realista dos outros DKC. As fases em que se vê apenas as silhuetas dos personagens são de cair o queixo.
Bem, mas nem tudo são flores na macacolândia, o jogo, ao trazer um Returns no título, se propõe a entregar um DKC clássico (o que entrega, e como entrega), porem isso não é desculpa para não tentar inovar. O jogo se atem a velhas formulas que trazem uma boa experiência de plataforma e é bem sucedido nisso, mas penso que em um jogo tão grande (mais de 60 fases) eles poderiam ter tentado alguma coisa nova. O quê? Sei lá.
O veredicto: é uma belezinha de jogo feito para quem curte um bom jogo de plataforma com varias jogabilidades, todas muito bem acertadas, visual bonitão e musicas fantásticas. Existem ainda outro modos de jogo como um time attack e um mirror mode, que propõe o desafio que separa os homens dos meninos. Os meus macacos preferidos e de grande parte dos gamers voltaram!
- Contras:
Falta de fases de água
Falta ousadia
- Prós:Ótimo multiplayer
Bem difícil
Beleza de visual (com destaque para as fases de silhueta)
Controle preciso
Musicas excelentes
Ótimo tempo de jogo (mais de 60 fases, o tempo de cada uma vai da habilidades do jogador, eu consegui prata em todas)
Falta de fases de água