-O que é melhor: Nascer bom, ou superar sua verdadeira natureza através de grande esforço?
Paarthurnax, Skyrim.
quarta-feira, 26 de outubro de 2016
sábado, 22 de outubro de 2016
Sobre Nostalgia
Sobre nostalgia:
-Thiago você lembra do pessoal da nossa rua antiga?
-Lembro eram todos horríveis e o único que eu achava que era meu amigo roubou meu Golden Eye N64.
- Mas, to sentindo aquela sensação gostosa, sabe? Aquela felicidadezinha boa de saber que nunca mais vou ter que ver nenhum daqueles desgraçados na vida.
-Thiago você lembra do pessoal da nossa rua antiga?
-Lembro eram todos horríveis e o único que eu achava que era meu amigo roubou meu Golden Eye N64.
- Mas, to sentindo aquela sensação gostosa, sabe? Aquela felicidadezinha boa de saber que nunca mais vou ter que ver nenhum daqueles desgraçados na vida.
terça-feira, 4 de outubro de 2016
Não dormi no dia de hoje, preparei arroz para esperar. Desenhos colados no armário,elogios a algo que eu não sabia existir, uma imitação de gato, a gaveta com roupas de mulher, discussões sobre mundo. Chegou em casa ,longe daqui, e eu me acalmei. O arroz queimou. Deitei na cama e adormeci sentido um abraço de mil laços.
segunda-feira, 18 de abril de 2016
Espaço Negativo
-Sabe, minha mãe conversa com plantas. Como se fossem bebezinhos, incentivando e elogiando para elas crescerem fortes e belas. Ela também conversa com gatos. Como se fossem adolescentes rebeldes, como todos os gatos meio que são, obrigando eles a obedecerem com um misto de amor e ameaça. Um dia que não esqueço foi uma vez que vi meu irmão com o capô do carro aberto e dizendo como um sussurro pra si mesmo"Papai vai comprar um óleo para você". Eu já fui assim, já inclusive dei nomes a bicicletas e videogames mas, deixei isso de lado por que tinha dificuldade de me desfazer de coisas que não funcionam mais. É engraçado (e meio triste, eu acho) o espaço negativo de algo que já foi uma parte sua.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
Tente imaginar a vida sem perceber o tempo.
Você não pode.
A natureza não se importa em dividir o tempo. Pássaros não se atrasam, cachorros não tem relógio, gatos não se sentem ansiosos ou vazios ante um aniversário.
Somos obcecados pelo tempo. Anos e meses são dissecados, os dias são cortados em horas.
Por isso nós temos uma benção que nenhum outro animal tem: O medo de ficar sem tempo.
Somos obcecados pelo tempo. Anos e meses são dissecados, os dias são cortados em horas.
Por isso nós temos uma benção que nenhum outro animal tem: O medo de ficar sem tempo.
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
O Poder.
A algum tempo uma professora durante uma aula perguntou se hoje em dia a sociedade aceita privilégios. Eu disse: Sim, Foro privilegiado, viagens de jatinhos, milhares de auxílios e aposentadoria para a vida inteira por quatro anos de mandato. A reposta que ela queria era: Não. Nossa constituição é avançada e não permite tais coisas. Terminou dizendo que os diferentes são tratados como diferentes.
Uma doutora confunde o direito de ser diferente com privilegio, ou deliberadamente torce a verdade para construir uma narrativa?
A história é um instrumento de poder.
terça-feira, 14 de julho de 2015
Holocausto Brasileiro
"Apenas o universo e estupidez humana são infinitos"
(Supostamente) Albert Einstein
Einsten estava errado. A crueldade humana é a terceira coisa infinita. Somos capazes de criar e aceitar maquinas de mastigar crianças para preservar o nosso sossego. Este livro fala disso.
Algumas vezes a sociedade ergue instituições sob um pretexto que é difícil de se opor mas, a verdadeira intenção dos arquitetos e o uso destas instituições é impossível defender ou mesmo entender. O Colônia, umas desta instituições-bestas, foi um campo de concentração travestido de hospital que funcionou na cidade de Barbacena em Minas Gerais e foi responsável pela morte de 60.000 pessoas no seculo passado. Brasileiros condenados sem nenhum julgamento a perda total da dignidade humana e da própria história. O hóspicio foi na verdade um grande deposito para os indesejados da sociedade, pessoas que ousaram contestar as tradições brasileiras de abuso e paternalismo cordial.
Daniela Arbex leva o leitor para dentro da surcussal do inferno e com uma abordagem humana e respeitosa tenta resgatar a memórias das vitimas. No primeiro capitulo somos apresentados a Marlene Laureano uma enfermeira recém admitida no hospital e que logo no primeiro dia deve que se depara com esta cena: “ Duzentos e oitenta homens, a maioria nu, rastejavam pelo assoalho branco com tozetos pretos em meio a imundície do esgoto aberto que cruzava todo o pavilhão[...] Não encontrava sentido em tudo aquilo, queria gritar, mas a voz desapareceu na garganta.” O livro segue mostrando a perspectiva de médicos que travarão uma batalha dantesca por um tratamento humano e de vitimas que lutaram pela sobrevivência. Um combate desigual e que parece fútil em muitos momentos mas, a besta não levou a melhor sempre. Hoje ainda existem duzentos sobreviventes e conhecer suas incríveis histórias de sobrevivência é algo que devemos a eles.
É um livro curto porem, difícil de terminar pois é quase impossível não parar respirar, a narrativa por vezes é sufocante demais. Nem todas as historias contadas nele tem finais horrorosos mas, todas são trágicas e edificantes. Um livro obrigatório.
Ps: A frase não é de Einsten e sim de Freiderich S. Perls.
http://quoteinvestigator.com/2010/05/04/universe-einstein/
http://quoteinvestigator.com/2010/05/04/universe-einstein/
Assinar:
Postagens (Atom)

