Impressões: Das coisa que eu já li sobre o Japão, me parece que é uma sociedade que coloca sempre a sociedade acima do indivíduo. É algo tão organizado que mesmo a interpretação de super-herois passa por uma estrutura rígida com escola e profissionalismo.
O Horror do Fatal Frame 2 nasce disso, uma pessoa quebra a estrutura do mundo social e literalmente o apocalipse acontece.
O habito do Hito bashira e as pesquisas do Lafcadio Hein parecem concordar com o que eu penso.
Agora é achar mais referencias culturais nos fantasma.
pag 99
Tó me perdendo demais na pesquisa.
Vou focar:
Primeiro ler tudo sobre o Jogo.
Encontrar os fantasmas e possíveis referencias e depois parti para a observação.
Um pedaço da entrevista que está na wiki, dá para pensar em algum insight com isso. Old war movies, claramente o filtro do jogo é inspirado nisso.
Kikuchi: We did a lot of research. Of course we watched Japanese horror
films, both major and quite old, low-budget ones. To bring out the fear,
we wanted to express it in a film-like representation, so we also used
old war films for reference.
Outro ponto de referencia é achar a ideia de que uma câmera é capaz de capturar a alma. ( alguma associação clever com aqueleas fotos antigas em que aparece um "fantasma")
O que eu acho sobre o jogo.
Fatal Frame 2 é survival horror, e eu joguei a muitos anos atrás. Eu adorei e achei assustador a maneira como a vibração do controle era usada. Os fantasmas conseguirem atravessar paredes e continuarem perseguindo marcaram um oposição aos zumbis de R.E.
Gosto bastante do movimento, apesar da protagonista Miu Amakura ser lenta eu achei que a maneira de controlar a corrida é uma evolução. Basta segurar o botão de corrida que ela se move e o jogador precisa apenas orientar a direção. Acho que isso funciona bem com um jogo em que os ângulos de câmera são fixos.
Os gráficos e as textura ainda impressionam pela qualidade. Um jogo tão antigo ainda fica muito bem em tv`s modernas e em HD. As expressões dos fantasmas são bem assustadoras.
é interessante que todos os fantasmas tem uma histórias pregressa e o jogo a conta e também diz que fim eles tiveram no (apocalipse). Isso dá uma sensação de que o mundo é real e você está lidando com fantasmas de pessoas que realmente existiram e tem um grudge para ficar atormentando os vivos.